sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tronco de Natal


INGREDIENTES
MASSA
3 ovos
150 gr de açúcar
50 gr de farinha
50 gr de maisena
10 gr de açúcar baunilhado
1 colher de chá de fermento
20 gr de manteiga

CREME DE CHOCOLATE
1 ovo
90 gr de manteiga
50 gr de açúcar
50 gr de chocolate de culinária
1 colher de chá de café

CREME DE NATAS
125 ml de natas para bater bem frias
50 gr de açúcar em pó

PREPARAÇÃO
Vamos fazer o bolo? Bata as gemas com as 2 qualidades de açúcar. Quando a mistura ficar esbranquiçada, acrescente o fermento, a farinha, a maisena e 1 colher de água.
Bata as claras em castelo. Misture as claras à massa e envolva bem.
Coloque a massa num tabuleiro rectângular previamente untado e forrado com papel vegetal e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em forno previamente aquecido a 180'.
Vamos para o creme de chocolate? Bata o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreta o chocolate com o café e junte-o ao creme de de ovo e manteiga. Misture bem e reserve no frigorífico. 
Vamos tratar das natas... Vamos batê-las, até ficarem bem firmes. Adicione depois o açúcar e mais uma para o frigorífico.
Misture o creme de chocolate ao de natas.
Quando o bolo estiver pronto, desenforme-o sobre um pano e deixe arrefecer um pouco. Recheie então com metade do creme e enrole-o cuidadosamente. Deixe arrefecer completamente no pano. Depois de frio corte os dois topos do bolo para formar o tronco de Natal.
Passe o bolo para o prato de servir e coloque uma das pontas sobre sobre o bolo e a outra ponta de lado. Cubra com o restante creme e leve ao frigorífico para endurecer um pouco.
Com a ajuda de um garfo, simule os veios do tronco no creme de chocolate e decore com cogumelos de fantasia, ou cerejas cristalizadas. Não custou nada pois não?


Muitos doces nos tachos & panelas
DriKa




2 comentários: